Mapa do site
 
  Você está em Home » Abelhas Nativas MARINGÁ - PARANÁ - BRASIL  
 
A GOL Transportes Aéreos é a transportadora exclusiva da Granja Paraíso para todas as cidades do Brasil servidas com vôos regulares.
 
623.800 visitas
5.038.923 pág. vistas
Rastreamento de Objetos

Abelhas Nativas

COMEÇANDO PELAS FLORES

A Granja Paraíso, dispõe, há mais de 10 anos, de duas plantas Supervitaminadas, cujas propriedades alimentícias e medicinais, estão apresentadas neste site. Ambas produzem flores em profusão, são melíferas, o que tem atraído abelhas de todas as espécies e em especial as Abelhas Nativas da região, também conhecidas por Abelhas Indígenas sem Ferrão.

A Moringa Oleífera, originária da Índia, além de suas propriedades medicinais e para alimentação humana e animal, é a única planta conhecida que produz flores em todos os meses do ano e por conseqüência dessa singular capacidade, sua utilização na criação de abelhas tem crescido em todo o mundo.

A Groselha de Barbados, outra planta Supervitaminada que tem maior incidência na América Central e México, além de suas propriedades alimentícias e medicinais, também é uma planta melífera, produzindo uma quantidade extraordinária de flores, janeiro a abril.

A Granja faz uso dessas plantas para alimentação de coelhos, carneiros e galinhas caipiras, e a consequência natural de seu cultivo, em face da grande quantidade de flores quje eles produzem,  foi a atração de abelhas de todas as espécies.

Abelhas nativas que ocorrem na região, começaram a trazer seus enxames para perto das flores.  Buracos em árvores, em muros, caixas de energia elétrica e até tocos secos de bananeiras cortadas, foram preenchidos por colméias dessas abelhas.

Convidado para uma visita ao Meliponário modelo e Bonsai Center, de Vicente Romagnole, em Mandaguari, conhecemos um pouco mais sobre essas abelhas. E fomos contaminados pelo entusiasmo daquele meliponicultor, que tem em sua propriedade, dezenas de espécies, instalações e cuidados que são exemplo para todos os criadores e interessados na preservação das espécies de abelhas nativas do Brasil.

Elas, que sofrem com o avanço do homem sobre seu habitat, por ataque irracional ou imperícia em seu manuseio, ou as conseqüências naturais dos problermas de reprodução de algumas  espécies, correm sérios riscos de extinção, merecem cuidados especiais de todos que amam a natureza, e podem contrib uir pela sua preservação.

Produzem mel de sabores exóticos e com propriedades medicinais comprovadas. Sua criação racional é o caminho mais adequado para a preservação.

A Granja Paraíso, uniu o útil ao agradável e se integrou ao movimento pela preservação das espécies de Abelhas Nativas que ocorrem, principalmente, no Estado do Paraná. Depois de estudarmos as várias espécies ocorrentes na região, e os métodos e técnicas de criação racional, iniciamos o nosso meliponário.

FORMANDO O MELIPONÁRIO

Para iniciar a instalação do Meliponário, adquirimos algumas caixas racionais para modelo e procedemos â sua multiplicação. Foram preparadas caixas-isca para capturar os enxames novos saídos das colméias instaladas em caixas de luz, buracos em muros ou em tocos de árvores. Colméias mal instaladas, foram transferidas para caixas definitivas, mais confortáveis e adequadas ao seu desenvolvimento. Amigos e vizinhos contribuíram nesse processo inicial.

Começamos com dezoito colméias das espécies Jataí (Tetragonisca angustula) e Mirim (Plebéia sp.). Posteriormente, adquirimos de meliponicultores da região e de outros Estados do Sul, outras espécies que ocorrem em nossa região, Norte do Paraná, e nos demais Estados do Sul do Brasil (Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Foram adquiridas Mandaçaias (Melipona quadrifasciata quadrifasciata), Tubunas (Scaptotrigonna spp. ) e Guaraipos (Melipona bicolor Schencki).

Estamos, ainda no início do aprendizado, mas é gratificante o resultado que vai se consolidando. A multiplicação das colméias vem ocorrendo em ritmo acelerado. E como é agradável ver o trabalho intenso das operárias e a velocidade com que ocorrem as suas construções dentro das caixas de cria.

As multiplicações ocorrem em grande intensidade e brevemente uma parte dos novos enxames será colocada à disposição de outros meliponicultores interessados, sob consulta de disponibilidades ou por reserva antecipada.

Imprimir


Granja Paraíso - 2017 ® Todos os direitos reservados.
onTop webmarketing onTop webmarketing